Blog

Promovemos dicas sobre a compra e venda de carros e sobre os automóveis em geral. Venha à boleia connosco.

5 dicas para quem comprar carros usados a particulares

Luís Ramos

Está a pensar trocar de carro? Comprar carros usados a particulares pode ser uma boa opção.
 
Veja como se pode proteger na próxima compra.

A compra de um novo automóvel continua a ser um problema para a carteira de muitos portugueses. O entusiasmo na compra de um carro novo é normal, mas muitas vezes a decisão é tomada de forma precipitada e apenas em função do preço.
Comprar carros usados a particulares através de sites de classificados, ou através de pessoas conhecidas é muitas vezes a opção mais vantajosa financeiramente, mas segundo a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor – DECO é preciso ter cuidado.

 “por baixo de uma pintura reluzente ou de um ecrã de computador escondem-se, por vezes, problemas difíceis de detetar: acidentes, avarias frequentes, quilometragem adulterada e outro tipo de fraudes “

Para evitar problemas depois de adquirir o seu novo automóvel a um particular, deixamos alguns conselhos que deve seguir para garantir uma compra segura e justa.
 

1. Informe-se sobre o veículo

Recolha o máximo de informações junto da pessoa que lhe está a vender o carro. Saiba qual o uso que o carro teve. Por exemplo, carros que fizeram mais quilómetros em autoestrada, normalmente têm menos desgaste do que carros que andam a maior parte do tempo em ambiente urbano.
Fale também com pessoas conhecidas, que tenham o mesmo modelo do automóvel que pretende comprar, para saber a opinião delas sobre o carro, tais como conforto, os consumos normais e outros pormenores que sejam importantes para si.
 

2. Recolha preços online

Nos dias que correm, a internet é uma ferramenta de enorme utilidade na compra de qualquer artigo. É possível comparar preços do mesmo modelo com diferentes quilómetros, idade e características. Faça uma pesquisa em sites de compra e venda de carros, como o Stand Virtual, a Auto Sapo, o OLX ou a Muuv. Assim, fica a saber se o valor de venda do automóvel é o mais justo, de acordo com as características do mesmo e os preços de mercado.
No caso de ser necessária alguma reparação, dirija-se à marca e peça um orçamento para essa reparação. Desta forma, está totalmente preparado para negociar o preço com o vendedor, caso seja necessário rever o preço de venda.
 

3. Faça-se acompanhar de um profissional mecânico

Apesar de haver muita informação disponível sobre o assunto, a maior parte das pessoas não tem grandes competências mecânicas. Quando for visitar o vendedor e o automóvel, leve consigo um mecânico da sua confiança para que este possa fazer uma avaliação. Tal como referido pela DECO, pode acontecer que em negócios entre particulares, os carros tenham bom aspeto mas escondam problemas graves na mecânica. 
Os carros vendidos por particulares não têm garantia que o protejam caso aconteça algum problema no futuro. Este é o maior risco quando vai comprar carros usados a particulares. O toque e olhar atento de um profissional mecânico é sempre importante neste tipo de situações.
Na plataforma da Muuv, qualquer carro que esteja à venda é previamente certificado por um profissional e tem garantia de 12 meses, para que faça negócio com particulares sem preocupações.
 

4. Veja se o carro se adequa às suas necessidades

Foque-se no essencial. O seu próximo carro tem que se adequar às suas necessidades e aos problemas que procura resolver com a compra de um novo automóvel. O preço é um fator importante, mas o conforto e experiência de condução também são fatores a ter em conta na hora de tomar uma decisão. Terá de ser a utilidade que vai dar ao carro que ditará a sua escolha.
Vai usar o carro para viajar com a sua família, para se deslocar para o trabalho ou para os seus hobbies? Pense quais são as suas necessidades, e se o carro se adequa a todas elas. Quando for visitar o carro, faça-o num ambiente parecido com aquele em que vai usar o carro na maior parte do tempo. Assim não fica com dúvidas, se aquele é o carro ideal para si.
 

5. Inclua o custo do seguro automóvel

Não se esqueça que o seguro automóvel é obrigatório para todos os veículos, portanto quando ponderar o preço final do carro que vai comprar, informe-se sobre o custo do seguro automóvel.
Faça simulações online nos sites de seguradores como a OK! Teleseguros, a Seguro Direto ou veja as simulações da DECO. Por vezes o seguro é dispendioso devido à marca ou características do carro. Na hora de comprar um carro usado, deve ter em atenção os custos que vai ter a curto e a longo prazo.
 

Proteja a sua posição num negócio com outro particular. Estes conselhos são úteis e fáceis de seguir. Garantem alguma segurança para que não tenha problemas no futuro.
              

A Muuv tem a missão de transformar a compra e venda de carros entre particulares numa experiência justa e sem complicações. Na nossa plataforma pode encontrar carros certificados em 220 pontos e com garantia de 12 meses, para que não hajam dúvidas sobre as condições em que os carros se encontram.
Não é necessário negociar preços, porque a avaliação do carro é feita de acordo com o resultado da certificação e dos valores do mercado. Se pretende adquirir um automóvel de um particular, a Muuv pode ser uma boa opção.