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7 Problemas comuns em carros – Serão assim tão graves?

Luís Ramos

Os nossos carros de vez em quando decidem surpreender-nos com barulhos que não entendemos de onde vêm. O que fazer nestas situações? A Muuv explica.

Ligamos a um amigo com mais conhecimentos que nós, pesquisamos na internet e no fim para não arriscar, acabamos por ir ao nosso mecânico de confiança para resolver o problema.
Os peritos e especialistas da Muuv foram questionados e transmitiram-nos informações bastante úteis para qualquer condutor preocupado.

 

Travões que chiam

Todos nós já passamos pela experiência de sentir o arrepio na espinha quando ouvimos os nossos travões chiar ao mesmo tempo que assumimos que a nossa segurança está em perigo. Porém, a verdade é que cada carro tem as suas especificidades que o sujeitam a que haja um pequeno barulho nos travões de vez em quando. É bastante comum esse barulho surgir pela manhã, quando a humidade está mais alta, ou depois de uma chuvada, uma vez que a água leva a que se forme uma camada de ferrugem nos travões. Essa camada, estando apenas à superfície, provoca um chiar quando começa a conduzir o carro, porém o barulho desaparece quando as pastilhas dos travões raspam essa ferrugem, fazendo com que voltem a funcionar sem ruídos alarmantes.
A ida a um mecânico só se torna recomendável quando o chiar dos travões se demonstrar persistente e contínuo. Os fabricantes usam este barulho para avisar os condutores do desgaste dos travões, pelo que um ruído intenso e constante significa que as pastilhas estão em fim de vida e que devem ser substituídas.

 

Barulho ventoso

Ao conduzir, a nossa música é muitas vezes acompanhada por um barulho vindo do exterior do veículo, provocado pelo vento que entra no nosso carro, mesmo quando as janelas estão fechadas. Este barulho é bastante comum e apesar de estragar a música que ouvimos ou perturbar o sossego da nossa condução, não se trata necessariamente de um problema. Este vento interior pode ser causado por um conjunto de razões, como por exemplo, o isolamento das janelas estar mal instalado, ser de má qualidade ou ter sido retirado.
Os profissionais Muuv, apesar de considerarem este barulho comum, aconselham-no a consultar um mecânico de confiança que proceda à inspeção do veículo, quando sentir que o vento está de facto a entrar no carro ou que o mesmo atingem níveis ensurdecedores, que o impeçam de ouvir o rádio ou a voz dos outros passageiros.
 
 

Fugas no motor

Estaciona e ao olhar para o carro uma última vez repara que há uma poça debaixo do seu veículo. Esse pingar, apesar de assustador, é muitas vezes causado pela condensação do ar condicionado, algo completamente inofensivo.
Quando se trata de fugas de óleo, é importante averiguar o grau da fuga, de modo a saber se se trata de um problema ou não. Uma pequena fuga de óleo não é preocupante. O motor aquece e arrefece levando a que algum óleo saia pelas juntas, sem qualquer implicação na performance e segurança do motor. No entanto, se a fuga levar à criação de uma poça no chão, aí sim, é tempo de consultar o seu mecânico de confiança.
 
 

Barulhos do motor

Os injetores de combustível e as velas de ignição tendem a ser barulhentas, porém isso não significa que o carro vá explodir. Produzem um som intermitente que é agravado muitas vezes pelo compressor de ar condicionado, pelo que quando o motor desliga é comum que haja um pequeno ruído, assim como as ventoinhas de arrefecimento que produzem um som parecido com uma ventoinha caseira, daquelas que refrescam as suas tardes de Verão.
Sons de bala do tubo de escape ou um tic-tac ruidoso e persistente já são barulhos que devem ser levados em conta quando consulta o seu mecânico. A quantidade de barulhos conjugados quando estamos a conduzir pode tornar-se muitas vezes confuso para um condutor leigo, pelo que, por vezes, só um ouvido treinado é capaz de distinguir os barulhos prejudiciais dos não prejudiciais. Os profissionais Muuv recomendam que consulte um mecânico de confiança se o barulho aumentar com a distância percorrida ou com um aumento da velocidade e das rotações do veículo.
 
 

Luz do sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS)

É sempre motivo de alarme quando se acende uma luz no painel de controlo do seu veículo. A luz relativa ao sistema TPMS (Tire-pressure Monitoring System) tanto pode significar um furo completo do pneu, como apenas um nível de pressão demasiado baixo. A pressão dos pneus é bastante sensível, variando consoante as condições meteorológicas, pelo que a simples passagem de um tempo quente para um tempo frio, implica uma diminuição de 5-10 psi na pressão dos seus pneus.
Estes avisos são bastante úteis, sendo uma excelente forma de perceber a existência de um problema antes que se veja obrigado a encostar na berma da estrada e proceder à substituição do pneu furado. Assim, sempre que esta luz acender, o condutor deve parar na estação de serviço mais próxima e através do sistema de ar, proceder à pressurização adequada dos mesmos, de acordo com os valores aconselhados pelo fabricante no manual de instruções e/ou na porta do combustível. Se depois de proceder à normalização da pressão, a luz continuar acesa após alguns minutos de condução ou depois de um clique no botão “Reset”, deve consultar o seu mecânico de confiança, uma vez que pode ser necessária uma nova bateria ou sensor para o sistema TPMS. Os profissionais Muuv aconselham uma verificação constante da pressão dos pneus, não só por motivos de segurança mas também para manter os consumos de combustíveis do seu veículo em níveis adequados.
 
 

Verifique as luzes do motor

É perfeitamente normal que a luz do motor acenda e fique ligada entre 3 a 5 segundos de cada vez que liga o seu veículo. Para além de não constituir motivo de preocupação, é ainda a prova de que a lâmpada funciona. Se esta luz se desligar após os tais 5 segundos, não há qualquer motivo para preocupação. Se tal não acontecer, o melhor é verificar a situação. Se esta luz começar a piscar, isto pode indicar um problema maior e como tal, deve desligar o motor imediatamente.
No entanto, existem motivos bastante simples que podem explicar o porquê desta luz não se desligar, como por exemplo, o facto do tampo do depósito de combustível não se encontrar devidamente apertado e selado. Se depois de devidamente apertado, a luz continuar ligada, deve dirigir-se ao seu mecânico de confiança, de modo a efectuar um check up ao seu veículo.
 
 

Questões de alinhamento      

Por vezes, quando tira as mãos do volante do seu veículo, pode acontecer que o mesmo     deslize de forma ligeira, dando-se uma pequena alteração da direção do mesmo. No entanto, esta alteração não significa necessariamente que o seu carro tenha problemas de alinhamento.
Se sentir alguma alteração ao conduzir numa superfície plana sem qualquer tipo de perturbação, deverá ter alguma precaução. Se o carro “fugir” para um dos lados ou se o volante do veículo não estiver centrado quando estiver a conduzir em linha reta, poderá ter uma roda inclinada ou danificada. O problema poderá também ser um pneu danificado ou desgastado ou então algum dos componentes da suspensão estar inclinado.
Apesar de ser expectável que a direção se mantenha sempre alinhada, a verdade é que no nosso dia-a-dia temos de lidar com buracos na estrada, lombas de controlo de velocidade e terrenos acidentados. Todas estes “obstáculos” contribuem para que ocorra um desalinhamento da direção do seu automóvel. Os profissionais Muuv aconselham a realização de um teste de alinhamento a cada dois anos ou em alternativa, sempre que se proceda à substituição dos pneus.
 
 

Extra: A questão do mecânico de confiança

Como o leitor mais atento certamente terá reparado, ao longo deste texto utilizámos por diversas vezes a expressão “mecânico de confiança”. Não o fazemos por uma questão de limitação ao nível do vocabulário mas porque consideramos importante, para não dizer fundamental, que cada condutor tenha o seu mecânico de confiança.
Os profissionais comparam o mecânico a um pediatra, a um médico ou a um gestor de conta. Devemos sempre procurar o melhor, visto que um bom profissional nestas áreas, nos poupará dores de cabeça e zelará pela sua saúde, neste caso, pela saúde do seu veículo. No entanto, mecânico de confiança não significa o mecânico que lhe arranjar a solução “mais em conta”, visto que como sabemos, por vezes, o “barato pode mesmo sair caro”. Como tal e tal como na sua saúde, procure o melhor para o seu carro, pagando um preço justo pelo serviço prestado.