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A importância da rotação dos pneus

Nuno Vasconcelos

No plano de manutenção de um carro, é usual fazer-se a rotação dos pneus entre eixos. Será que a rotação dos pneus é realmente necessária?

Os pneus são um sistema de segurança de qualquer veículo. Eles mantêm a tração com a estrada, garantindo que o carro se move na direção correta sem risco de acidente. Se os pneus não forem capazes de garantir uma boa tração, o risco de patinagem ou deslizamento torna-se perigosamente alto, podendo acabar com o carro fora da estrada ou, em casos graves, num acidente com outro veículo.

Uma correta manutenção dos pneus deve englobar a verificação de possíveis danos, desgaste do piso, níveis de pressão do ar e a condição das paredes laterais. A chamada “rotação de pneus” também poderá ser necessária. Isto significa que as rodas e os pneus são "alternados" para outras posições no carro. O objetivo principal é garantir que o desgaste no piso seja o mais uniforme possível em todos os quatro pneus.

 

A pergunta mais frequente e que se impõe é: “Será que a rotação dos pneus é realmente necessária?"

Enquanto conduzimos o automóvel, o piso do pneu vai-se desgastando progressivamente. Em quase todos os veículos, os pneus que sofrem maior desgaste, são os das rodas com tração. Isto significa que num carro com tração dianteira, os pneus dianteiros se desgastarão mais quando comparados com os pneus traseiros. Em contrapartida, num carro de tração traseira, são os pneus traseiros que se desgastam mais rapidamente. Para que os pneus se desgastem uniformemente, estes devem ser alterados de frente para trás e vice-versa.

O próprio girar do veículo causa um desgaste desigual do pneu. Em países com tráfego à direita, como acontece em Portugal, as curvas à direita são mais apertadas do que as curvas à esquerda e a maioria das rampas de estacionamento situam-se do lado direito. Deste modo, o pneu dianteiro esquerdo desgasta-se mais rapidamente do que o pneu dianteiro direito, uma vez que “viaja” uma maior distância em torno dessas voltas. Por outro lado, as paredes laterais do pneu direito tendem a ser desgastadas e friccionadas contra a calçada e o passeio ao estacionar o veículo, causando desgaste assimétrico na parede lateral. 

 

Quantas vezes devemos fazer a rotação dos pneus?

Para uma vida útil perfeita e uma operação segura, a maioria dos mecânicos profissionais recomenda uma rotação dos pneus a cada 8.000 a 13.000 quilómetros, ou conforme recomendado no manual do seu veículo. No entanto, se o seu mecânico aconselhar que os pneus precisam de ser alternados antes do intervalo recomendado devido à sua condição, seria uma boa ideia atender à recomendação! Convém ainda relembrar que o Código da Estrada estipula que não pode haver uma diferença de profundidade das ranhuras principais superior a 5 mm entre dois pneus do mesmo eixo. 

 

A Muuv aconselha a fazer da rotação dos pneus um dos seus pontos de manutenção regular.
Desta forma melhora a segurança do automóvel e diminui o desgaste do mesmo.