Blog

Promovemos dicas sobre a compra e venda de carros e sobre os automóveis em geral. Venha à boleia connosco.

Com que frequência deve ser feito o alinhamento da direcção?

Muuv

Se alguma vez se questionou porque tem que fazer o alinhamento de direção com tanta frequência, este artigo é para si. Fazer o alinhamento com a periodicidade recomendada aumenta o tempo de vida das peças do seu carro e garante que a segurança do mesmo é mantida.

 
O alinhamento de direcção é o processo de controlar e ajustar os ângulos das rodas relativamente ao carro. Para realizar o alinhamento da direcção é necessário que o veículo seja colocado numa base de alinhamento. São inseridos sensores especiais em cada roda. Seguidamente, o computador usa os sensores para medir e comparar os ângulos das rodas às especificidades do carro. Por último o técnico corrige os ângulos das rodas que podem ser ajustados às especificações.
 
Antes de se realizar o alinhamento de direcção, o técnico poderá fazer um test drive ao veículo, ajustar a pressão dos pneus e verificar os componentes básicos de suspensão e direção. Se algum destes componentes não passar na verificação, trocar deve ser substituído antes da realização do alinhamento de direcção.
 
Depois do alinhamento ser feito, irá receber um relatório que mostra os ângulos das rodas antes e depois do alinhamento. O alinhamento de 4 rodas é sempre a melhor opção, pois o alinhamento de 2 rodas envolve apenas o ajuste de dois pneus.
 

Porque preciso fazer um alinhamento de direcção?

É necessário realizar-se um alinhamento de direção pois, com o tempo, os ângulos das rodas alteram-se. Isto pode acontecer porque algumas componentes da suspensão se vão deformando com a utilização do veículo. O alinhamento da direcção precisa de ser verificado quando o carro bate em grandes buracos ou bordos da estrada, como também depois de acidentes e depois de substituir qualquer dos principais componentes de suspensão ou direção.
 

Quando devo fazer um alinhamento de direcção? (Sintomas)

 - Quando o volante está fora do centro quando conduzo direito;
 - Quando o veículo tende para um lado quando conduzo numa estrada reta e nivelada;
 - Quando o veículo não se “agarra” bem à estrada, parece instável e vagueia de um lado para o outro;
 - Quando os pneus chiam ao girar;
 - Quando o desgaste dos pneus é desigual.
 

Com que frequência o alinhamento de direcção pode ser feito?

Para a maioria dos carros, não há um requisito específico. O mecânico irá recomendar fazer um alinhamento a cada 12 meses ou 20.000 km, consoante o que for atingido primeiro. Recomenda-se, normalmente, que o alinhamento de direcção seja feito quando se troca de pneus. Deve ser feito mais frequentemente em carros com pneus mais largos ou em carros desportivos.
 

Quais os benefícios de fazer um alinhamento de direção?

Os pneus, bem como os componentes de suspensão e direção durarão mais tempo e, por consequente, o veículo também. Note que, após o alinhamento das rodas, o carro adere melhor à estrada e está mais estável. Mais uma vez, ainda notará mais diferença se tiver um carro desportivo ou com pneus mais largos.
 

Quanto custa fazer um alinhamento de direcção?

Os preços podem variar entre 15€ e 40€ para veículos ligeiros. Para saber mais acerca do alinhamento de direção e qual o melhor serviço para o seu carro, visite a plataforma da IZIRepair, uma plataforma online que torna o processo de manutenção do seu carro mais conveniente e económico.