Blog

Promovemos dicas sobre a compra e venda de carros e sobre os automóveis em geral. Venha à boleia connosco.

Cuidados a ter com o carro antes de uma viagem de férias

João Albuquerque

Para quem viaja de carro, na altura de férias, é importante ter alguns cuidados para que esse momento de descanso e diversão não seja interrompido.

A Muuv partilha consigo algumas dicas sobre os cuidados que deve ter com o seu carro antes de viajar.

 

Comece a preparar o carro com duas semanas de antecedência.

Para evitar imprevistos de última hora, é aconselhável começar a preparar o carro com duas semanas de antecedência. Não deve deixar tudo para a última hora, pois caso o carro tenha algum problema e seja necessário fazer uma reparação ou substituir algum componente, vai precisar de algum tempo.

 

Verifique o livro de revisões
Se a revisão for nos próximos tempos, antecipe a ida à revisão para viajar mais descansado. Uma longa viagem provoca algum desgaste no carro e poderá agravar algum problema que ainda não tenha sido detetado. Tenha atenção aos quilómetros para trocar peças importantes como o filtro de ar ou a correia de distribuição. Se estiver na altura, faça-o antes de viajar.


Faça um Check-up
Fale com o seu mecânico de confiança ou vá até uma rede de oficinas como a Midas, Noarauto entre outras. Se não estiver na altura da revisão, é importante fazer um check-up geral para ter a certeza que vai ter uma viagem sem problemas. Por vezes ouvimos certos ruídos no carro. Pode não ser preocupante, mas é sempre importante verificar se não existe nenhum problema.
 

Verifique o estado dos pneus
A profundidade mínima aconselhada é de 1,6 mm. Por questões de segurança a profundidade deve estar acima. Os pneus são dos componentes que deve dar maior atenção, pois sofrem um grande desgaste numa longa viagem em auto-estrada.


Verifique os documentos do carro
Verifique que tem consigo todos os documentos do carro. Confira também se tem o seguro em dia. Nunca é de mais confirmar se os documentos estão todos em ordem.

 


Pronto para seguir viagem? Ainda há algumas verificações de última hora a fazer.

Cerca de uma semana antes de partir, tire do carro tudo aquilo que não vai precisar na viagem. Menos peso, menos combustível. Assim ganha mais espaço para coisas mais úteis e oferece maior conforto aos passageiros.


No dia anterior terá que fazer as verificações de última hora. Desloque-se a uma estação de serviço e ajuste a pressão dos pneus. Poderá ver no pneu qual a pressão aconselhada. Abra o capô e verifique o líquido de refrigeração e limpa vidros. Antes de partir, assegure-se que todas as luzes funcionam corretamente. Não vai querer correr o risco de ser multado.


Não se esqueça de levar consigo o kit de ferramentas, os cabos de bateria, o macaco de elevação e o pneu suplente. O carro pode estar preparado para a viagem, mas podem acontecer imprevistos. O melhor é estar preparado.


Se está a pensar trocar de carro antes de ir de férias, a Muuv é a sua melhor opção. Certificamos todos os carros em 220 pontos e oferecemos uma garantia, para que tenha total segurança na compra do seu novo carro.